A Festa


Os Balkan Beats e o Leste Europeu

Os balkan beats são muito mais do uma cena musical: trata-se de um fenômeno continental, que começou quando o muro de Berlin caiu e uma enorme influência cultural veio do leste europeu para a Europa Ocidental.

O que começou como pequenas reuniões musicais de imigrantes vindos “do outro lado do muro”, na Berlim do início dos anos 90, acabou ganhando proporções inimagináveis e espalhou-se como febre por toda a Europa Ocidental. Os ritmos típicos de diversos povos do leste europeu ganharam uma roupagem nova, mixados com o drum’n’bass, dub, break, electro e, inclusive, com o rock. O resultado dessa fusão de som acústico e tradicional com o eletrônico e moderno foi uma música completamente nova e explosiva, capaz de seduzir com as mágicas melodias do leste até os mais entediados ouvidos ocidentais.

Nos últimos anos, essa “febre” espalhou-se com uma rapidez enorme: artistas, bandas, festas e festivais dedicados aos balkan beats e à música do leste da Europa surgiram da França ao Japão, dos Estados Unidos à Argentina, levando o espírito explosivo e festivo de celebração do leste europeu para os clubes de todo o mundo.


GO EAST, a festa

Aqui no Brasil, os balkan beats e a música do leste Europeu só chegaram há mais ou menos uma década. Isoladamente, alguns DJs de world music começaram a incorporar em seus sets algumas músicas nessa linha, mas até a primeira edição da festa Go East (em Novembro de 2007), não havia um único evento 100% dedicado ao som folclórico e eletrônico do leste europeu.

Muito mais que uma festa, a Go East – produzida por Maria Almeida e Sol Provvidente - veio trazer novos ares para a cena musical brasileira. DJs do Brasil e do leste europeu, danças folclóricas, músicos tocando ao vivo, lançamento e exibição de filmes e distribuição de bebidas típicas fazem da Go East um evento cultural.

Sucesso de crítica e público – com mais de 8 anos de existência e 35 edições no Rio de Janeiro, 4 em São Paulo e 1 em Minas Gerais -, a Go East vem chamando a atenção da mídia nacional e da internacional, assim como de DJs e bandas famosas desse gênero, como o vocalista da banda Gogol Bordello, Eugene Hütz, com quem os produtores da Go East trabalharam em outros projetos de festa, como a Ciganomania, a Balkan Forró e a Russo Malandronista.

Em 2008 a GO EAST tornou-se internacional pela primeira vez: os DJs residentes da festa foram convidados para se apresentar na Argentina e no Chile. Em 2010 tocaram no Exit Festival, em Novi Sad (Sérvia) - eleito pelo público o melhor festival europeu em 2008 - e no EKO Fest, em Herceg Novi (Montenegro). Em 2011, no Bilkent World Music Fest em Ankara (Turquia).

Em 2010, é criada a primeira orquestra 100% balcânica brasileira: A Go East Orkestar.
A partir de então a GEO torna-se a orquestra residente da festa.

Para o futuro, as produtoras da Go East pretendem intensificar o intercâmbio entre artistas brasileiros e do leste europeu.

Aguardem as novidades!!!

Nenhum comentário: