Kiril Džajkovski (macedônio cirílico: Кирил Џајковски)
Renomado produtor musical e DJ, Kiril - de origem macedônia) começou sua carreira musical ainda nos anos 80, quando formou, junto com seu colega Milčo Mančevski o duo eletrônico Bastion, um dos primeiros do gênero na então Iugoslávia. Logo Kiril foi chamado para tocar junto com a banda Hleb i sol, uma das mais influentes bandas de rock da Macedônia, com quem gravou 2 álbuns e viajou em turnê não só pelos Balkans, mas pelo restante da Europa.
Foi só nos anos 90, quando Kiril se mudou para a Autrália, que ele começou a experimentar misturar música eletrônica com a música folclórica da Macedônia e dos Balkans, lançando então o EP Synthetic Theatre, que seu primeiro trabalho solo e nessa linha "balkan beat", que foi super bem recebido pela crítica.
Em 2000 o selo norte-americano Tone Casualties lançou seu álbum Homebound, ainda na linha folk-eletrônica. O álbum obteve excelentes crítcas por todo o mundo e foi até mesmo eleito o melhor álbum eletrônico do ano pela edição croata da revista Playboy.
Kiril então retornou à seu país natal e começou a trabalhar compondo trilhas sonoras para filmes como Dust, Bal-Can-Can e The Great Water, todos dirigidos por seu antigo parceiro musical Milčo Mančevski e atualmente faz grandes shows pelos balkans, tendo sido convidado a se apresentar no Exit Festival em suas últimas edições.
Uma de suas performances incendiárias no Exit Festival pode ser vista abaixo:
Um comentário:
ai, os macedônios...!
Postar um comentário