Desde o dia 05 de agosto, está rolando na Sérvia o famoso festival de brass bands, o festival de Guča!
Durante 5 dias e 5 noites, o pequeno vilarejo de Guča (lê-se "Gútcha") - localizado a pouco mais de 4 horas de estrada de Belgrado e habitado por cerca de 3 mil pessoas- é invadido por mais de 500 mil visitantes vindos de todos os cantos do mundo exclusivamente para prestigiar uma das coisas que os Sérvios - e os Bálcãs! - fazem de melhor: música!
A primeira edição do festival Guča aconteceu em 1961, quando trompetistas se reuniram - quase que subversivamente, dadas as circunstâncias políticas da época na então Iugoslávia - no pátio de uma igrejinha da cidade. Com o passar dos anos, o pequeno encontro de músicos e seus trompetes cresceu vertiginosamente e, nos últimos 10-15 anos, tomou proporções "festivalísticas", agregando não só trompetistas e suas bandas como também grupos de danças folclóricas, dezenas de estandes de comidas típicas, artesãos e etc. O festival acabou transformando-se em muito mais do que um evento musical: uma celebração do folclore e da cultura e tradições sérvias e balcânicas.
O momento mais esperado do festival é o concurso. As pouco mais de 10 bandas que passam pelas eliminatórias para o festival (que ocorrem no início de cada ano) disputam, ao longo dos 3 últimos dias de celebração, o prêmio mor: o Trompete de Ouro:
- No 1º dia (sexta feira) rola o concerto de abertura, aonde bandas que venceram os festivais nos anos anteriores se apresentam no meio do povão, acompanhados por dançarinos profissionais e também por amadores, que espontaneamente se juntam à dança (é irresistível!);
- O 2º dia (sábado) é de celebração: é quando todas as bandas - concorrentes no festival ou não - tocam por toda a cidade: a cada 15 metros, um grupo de músicos e seus metais brilhantes disputam a atenção do público, tocando as mais clássicas melodias folclóricas e ciganas;
- No 3º dia (domingo) ocorre a final do concurso: no palco principal, as bandas apresentam-se uma a uma, na disputa pelo Trompete de Ouro. A banda vencedora faz uma apresentação final, levando o público ao delírio.
Alguns dos nomes mais famosos da música folclórica e cigana sérvia, como Boban Marković, Ekrem Sajdić e Fejat Sejdić já passaram por Guča e levaram o prêmio de melhor banda. Até mesmo Goran Bregović e sua orkestar já fizeram uma participação especial no festival em 2007. Alguns videos desse e de outros shows históricos em Guča, você pode conferir logo abaixo:
Quem freqüenta a GO EAST vai reconhecer a música e lembrar do momento "rákia" da festa:
Abertura do festival:
Um "tour" pelo festival:
Quem quiser saber mais:
Guča - site oficial
Guča na Wikipedia
Um comentário:
We took 50 friends by bus to Guca from Lyon France...
Believe me Guca fest is pure madness... Trumpets, rakia (serbian alcool), very very drunk people 24/24hrs.
They even make explode dynamite at 6.30am to celebrate the begining of the day..
Very very good memories.
Next year will be the 50th.. It's gonna be hot
Postar um comentário